Conheça um efeito colateral incomum da 3ª dose da vacina da covid

No mundo, há alguns relatos de pessoas que tiveram o paladar afetado após a terceira dose da vacina contra a covid-19. Muitas descrevem um gosto metálico na boca.

Segundo os relatos, essa alteração acontece imediatamente após receber a vacina e não se restringe apenas a uma determinada faixa etária.

Isso não é exatamente um efeito novo, pois no ano passado, algumas pessoas nos Estados Unidos, imunizadas com Pfizer/BioNTech e Moderna, já tinham descrito essa sensação, que durou alguns dias.

O sintoma, porém, não foi incluído na lista de possíveis efeitos colaterais do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA após a vacinação.

Por que isso acontece?

De acordo com o Vaccine Knowledge Project, iniciativa administrada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford, efeitos colaterais após qualquer vacina são comuns, já que os imunizantes atuam ativando o sistema imunológico, a fim de produzir uma reação ao vírus.

Esse gosto metálico, por exemplo, não se limita apenas como efeito da vacina contra a covid-19. É um dos efeitos colaterais comuns de vacinas e pode ser experimentado após a vacinação contra qualquer doença.

Embora a condição seja rara, não é perigosa e normalmente desaparece sozinha após alguns dias. Além disso, a vacinação não é o único caso em que uma pessoa pode sentir um gosto metálico na boca. Sinusite, má saúde bucal, secura na boca e alguns medicamentos também podem levar a essa condição.