O que as empresas podem fazer para ajudar no Outubro Rosa

O câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

Não existe apenas um tipo de câncer de mama, mas vários. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem à característica própria de cada tumor. Por isso, o autoexame não é tão efetivo, já que quando você percebe o nódulo no seio fazendo o toque, o tumor já está em um estado avançado. O ideal é fazer a mamografia uma vez ao ano.

O mês de Outubro já virou referência no mundo todo quando o assunto é prevenção de câncer. O Outubro Rosa nas empresas é necessário para dar destaque a essa questão, especialmente para a conscientização dos colaboradores sobre a doença.

A ideia do movimento é fazer com que mais mulheres tomem ciência sobre a doença, se informem sobre os sintomas e sobre os exames preventivos o quanto antes, pois assim as chances de cura são altas.

Confira a seguir algumas dicas que são essenciais para conscientizar os colaboradores sobre a doença:

🎗Realize palestras com profissionais da saúde. Convide médicos especialistas para explicar sobre o câncer de mama, seus tipos e características diferentes. Além de ficarem informados, é uma maneira dos colaboradores tirarem suas dúvidas e alertar outras pessoas também.

🎗 Informações nos quadros de aviso ou email para todos os colaboradores.

🎗 Escolha uma data do mês para que todos os colaboradores vistam uma peça de roupa rosa, esse gesto simboliza a campanha e gera visibilidade para o movimento.

🎗 Incentive para que eles realizem os exames preventivos, como o autoexame, mamografia e até mesmo a ultrassom de mama. É preciso incentivar a realização das ações de prevenção de forma a aumentar o diagnóstico do câncer de mama em seus estágios iniciais, garantindo que o tratamento tenha um bom resultado.

Não deixe o Outubro Rosa passar em branco na sua empresa. Esse é um movimento que nos faz pensar mais sobre a saúde das mulheres e principalmente na saúde das suas colaboradoras.

Autora do Artigo: Ester Gomes

Coach pela World Coaching Council, Practitioner em PNI pelo Instituto de Neurolinguística. Especialista em R&S  e Assessment pela Metodologia DISC. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá e Marketing pela Universidade Estácio de Sá e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense. Realiza treinamentos em inglês e espanhol em competências comportamentais e gerenciais. Consultora com mais de 10 anos de experiência em Desenvolvimento Pessoal, Excelência o Atendimento, Recursos Humanos, Liderança, Assessment, Relacionamento com o Cliente, Comunicação, Vendas e Negociação. Atuação nas empresas: Rede Crepelocks, Parmê, Mori Ohta Sushi, Linde Gases, Julio Simões, Ariba, Grupo South, Profarma, Unimed, Globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.