Sustentabilidade pós carnaval: camarote recicla material utilizado com o fim da festa

Após a realização tão aguardada dos desfiles das escolas de samba da cidade de São Paulo, que foram adiados para o feriado de Tiradentes (21/4), chega o momento de desmontar toda estrutura preparada para receber os foliões durante as 5 noites de festa. É importante salientar que todo processo gera resíduos que deve ser descartados de maneira ecologicamente correta como madeiras, alumínios, lonas entre outros materiais.

A extração e o descarte indevido da madeira geram impactos negativos no meio ambiente. Para evitar o desmatamento e minimizar os danos causados à natureza, a reciclagem de madeira é uma das melhores soluções. O descarte em aterros sanitários não é recomendado, já que o material pode demorar centenas de anos para entrar em decomposição. A partir disso, o Camarote 011 instalado no sambódromo do Anhembi, iniciou o processo de desmontagem do espaço observando os impactos que poderiam ser causados.

“Temos que distinguir durante esse processo de desmontagem o que é lixo e o que pode ser reciclado. Para isso, contamos com uma equipe treinada que realiza previamente uma separação ainda dentro do nosso espaço dos materiais que serão destinados para reciclagem e o que será descartado. Na questão das madeiras utilizadas, enviamos todo material para um centro de reciclagem e outros materiais destinamos até mesmo para alguns ecopontos da Prefeitura.

Além disso, já tivemos situações de doarmos louças sanitárias e outros utensílios para pessoas carentes. Temos uma política de consciência social e ambiental. Não é só folia!”. Pontua Leo Rizzo, CEO do Grupo Soccer Hospitality.

Na questão socioeconômica, a reciclagem contribui para o uso racional dos recursos naturais e da reposição dos recursos que podem ser reaproveitados. A reciclagem também proporciona uma melhora na qualidade de vida das pessoas, com a preservação das condições ambientais, e também gera renda para aquelas pessoas que encontram nessa atividade uma oportunidade de negócio.

A regulamentação das atividades de coleta seletiva e reciclagem no Brasil teve um importante avanço no segundo semestre de 2010, quando foram sancionados a Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Decreto nº 7.404, que regulamentou a Lei nº 12.305, criando o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de logística reversa.

Os desfiles das escolas de samba no sambódromo do Anhembi tiveram início no dia 16/4 e finalizaram no dia 29 do mesmo mês após o desfile das escolas campeãs.