Vereador George Reis é o autor do Projeto de Lei que favorece a promoção da saúde óptica para as comunidades de Salvador

O vereador de Salvador – Bahia, George Reis “O Gordinho da Favela” (PSL) foi o criador do Projeto de Lei Nº 36/2021 que instituiu o Dia do Optometrista no calendário oficial da cidade de Salvador, comemorada no dia 06 de março. A matéria havia sido aprovada em Plenário da Câmara e posteriormente sancionada pelo Executivo Municipal, em 16 de dezembro de 2021, com vigor na data da sua publicação.

Para George Reis, ter um dia no calendário de datas comemorativas do município de Salvador é reconhecer e prestigiar essa classe de trabalhadores. “A celebração por meio de uma data oficial serve como marco que registra conquistas sociais e um pontapé inicial para mobilização em torno da causa desses profissionais que possuem grande alcance e estão presentes no dia a dia das comunidades. Eles cumprem um papel importante na sociedade”, disse.

A ideia do projeto surgiu com o intuito de valorizar o trabalho dos técnicos optometristas, muitas vezes confundidos com médicos oftalmologistas, uma vez que possuem funções semelhantes e complementares. “São aqueles que cuidam das questões de óptica na área externa do globo ocular, podendo definir grau de óculos, além de identificar possíveis enfermidades e encaminhar, em tempo oportuno, para profissionais habilitados”, afirmou o parlamentar.

O Projeto de Lei surgiu após reuniões com a União dos Ópticos e Optometristas do Estado da Bahia (UNOOBA) e com a Associação Brasileira dos Optometristas. Com isso, foram discutidas a relevância dessa data e como a população pode ser atendida através de projetos voltados para a comunidade que não tem condições de arcar com consultas para avaliações e identificação de possíveis problemas oculares, que podem ser corrigidos. Promovendo assim uma parceria com essa classe de trabalhadores.

“Os optometristas já passaram e continuam a enfrentar preconceitos e barreiras para exercerem suas funções. Até já foram considerados ilegais o exercício do ofício desta classe profissional. Eu me identifico com esse espírito de luta. Eu também vejo que com essa data eu posso contribuir com uma causa que sei que vai beneficiar a população. Portanto, me sinto feliz e realizado com a instituição dessa data”, afirmou George Reis.